- OS-AMIGOS-DO-PASSEIO conhecimento cultural, melhor alegria e maior participação)

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««« clica nas imagens das colunas laterais »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

▒ Informação da RUTIS ▒

 Oferta de Carrinhas de 9 lugares para as UTII's
Resultados. 
Caros colegas Informamos que as primeiras duas carrinhas de nove lugares oferecidas pela Fundação Montepio e pela RUTIS vão ser entregues em breve à US de Sines (Prosas) e à Universidade Sénior de Guimarães (UNAGUI). A selecção inicial das UTIs foi feita pela RUTIS, sendo que a escolha final foi feita pela Fundação Montepio. De Agosto a Setembro abrem as candidaturas para as próximas duas carrinhas, as UTIs que quiserem concorrer devem estar atentas aos próximos e-mails. Com os nossos cumprimentos A Direcção da RUTIS (informação 11/2014)


 A RUTIS lamente profundamente a morte do Dr. Vasco Graça Moura
 Resumos dos nossos congressos
Caros colegas.  A RUTIS lamenta profundamente a morte do Doutor Vasco Graça Moura, membro do Conselho Consultivo da RUTIS e um dos mais ilustres poetas, tradutores e escritores portugueses. Podem consultar as apresentações, notícias e reportagens dos nossos dois congressos nestes links. O acesso aos documentos é feito através dos links inseridos no pdf.
- II Congresso das UTIS, dia 17 de Março no Porto, ver
 http://www.rutis.org/documentos/conteudos/congressoporto2.pdf
- Congresso Internacional de Gerontologia, dia 28 de Março em Santarém, ver
http://www.rutis.org/documentos/conteudos/resumocongressoalmeirim.pdfe
A Direcção da RUTIS (informação 10/2014)

 Informações sobre as UTIs de Santarém, Golegã, Cades, FOS e Sintra
De: Rutis Data: 15 de Abril de 2014 às 11:48
Noticias das nossas UTIs:

 ▒ - A UTI de Santarém vai realizar o encontro de Chi Kung Sénior em Santarém a 24 de Maio.
A data limite para a inscrição é 30 de Abril. 
As UTI não têm que ter Chi Kung nos seus planos curriculares para poderem participar. 
▒ - A Academia Sénior da Golegã vai organizar o seu IV Roteiro Fotográfico Sénior no dia 23 de Maio. Ver anexo.
▒ - A Associação CADES - Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social, com sede na Mealhada, promotora da Universidade Sénior CADES, vai organizar um Sarau Cultural no próximo dia 30 de Abril, quarta-feira, às 21.30 horas, no Cine-Teatro Municipal Messias, na Mealhada (à beira da Estrada Nacional N.º 1).
▒ - Enviamos neste link as fotos do encontro de UTIs na Vila Nova da Barquinha, que decorreu no dia 5 de Abril, 

▒ -Indicamos os novos elementos dos orgãos sociais da UTI de Sintra: Presidente: Maria Clara Pereira Soares (0691) 
Vice Presidente: Vitália Antónia Custódio Duarte (1348) 
Tesoureiro: Francisco Júlio Silva Carvalho (1618) 
1º Secretário: Maria de Lurdes Ranito Arroz Dias (1580)
2º Secretário: Lucília Conde Franco Camacho (0980) 


  Informação Rutis nº 6/2014
Seguros de viagem da RUTIS agora já dão para fora de Portugal e outros
Caros colegas
Divulgamos: 
 a) No âmbito da parceria entre a RUTIS e a Generali, temos a satisfação de vos informar que a cobertura foi alargada para fora de Portugal e Espanha. Deste modo as UTIs que façam visitas de estudo para além destes paises, devem preencher e enviar o ficheiro em anexo para seguro@rutis.pt. O valor do seguro de viagem tem o valor único de 5 euros por pessoa. Este nova vantagem, que permite poupar tempo e dinheiro às UTIs, só foi possivel porque já temos 82 UTIs com este seguro e isso permite à RUTIS ter cada vez mais capacidade para negociar com este parceiro. Obrigado!
b) A RUTIS vai organizar o II Congresso de Academias e Universidades Seniores dia 17 de Março na Rua Júlio Dinies, 157 no Porto. Convidamos todos a participarem. As inscrições são limitadas a 120 pessoas. Preço: 12 euros.Inscrições em http://www.rutis.org/cgi-bin/reservado/scripts/command.cgi/?naction=11
c) As US de Artes e Cultura de Lisboa e Porto (Associação Luso-turca) estão a organizar um concurso europeu de matemática para todas as idades, intitulado PANGEA, ver www.concurso-de-pangea.com.pt . As UTIs que quiserem concorrer podem fazê-lo enviando um e-mail para selccuk.kayya@gmail.com. As provas são de 1 a 4 de Abril.
d) A UTI de Santarém vai organizar, dia 24 de Maio o 4º Encontro Nacional de Chi Kung Sénior. Qualquer pessoa pode participar, independentemente da idade e condição física, mesmo que nunca tenha ouvido falar em Chi Kung. Precisam apenas de trazer roupa confortável, agasalhos e um chapéu/boné. 
Para mais informações contactar a UTI de Santarém (Cristina Jorge (UTIS) 243 328 220 / utisantarem@sapo.pt). 
Ver programa em www.rutis.pt
e) A AS do Fundão, dia 2 de Maio, comemora o seu VII Aniversário com o “II Encontro de grupos Musicais” com a presença de várias universidades seniores. 
Com os nossos cumprimentos 
A Direcção da RUTIS


 Informação Rutis nº 5/2014
Assunto: II Congresso das Academias e Universidades Seniores,

Porto, 

De: Rutis  

Data: 18 de Fevereiro de 2014 às 12:01 

Caros colegas A RUTIS vai organizar dia 17 de Março no Porto o II Congresso das Universidades e Academias Seniores. 
O evento é destinado a todos os alunos, professores e dirigentes das UTIs. Evento reservado a 120 pessoas. O programa é o seguinte: 
9.30 h- Sessão de abertura e inauguração oficial do espaço RUTIS-Porto 
10.00h- Conferência pela Prof. Doutor Daniel Serrão "Perspectivaneurobiológica do envelhecimento humano".
10.30h – O trabalho das UTIs:
Casos de sucesso - US Contemporânea (Porto) - US de Évora - Academia Sénior de Viana do Castelo
12.30 – Almoço livre 14.00h 
– Grupos de trabalho 
A - Como comunicar e divulgar o trabalho das UTIs 
B - Dúvidas legais e fiscais nas associações 
C - Pensamento e atitudes positivas 17.00h 
– Conclusões
As inscrição são feitas no site da rutis,
www.rutis.pt 
Local: Rua Júlio Dinis, 157 - Porto

 Para Conhecimento e Divulgação ▒
Caros colegas 
Divulgamos as seguintes actividades:
a) As US de Artes e Cultura de Lisboa e Porto (Associação Luso-turca) estão a organizar um concurso europeu de matemática para todas as idades, intitulado PAGEIA, ver www.concurso-de-pangea.com.pt . As UTIs que quiserem concorrer podem fazê-lo enviando um e-mail para selccuk.kayya@gmail.com 
As provas são de 1 a 4 de Abril.
b) A UTI de Santarém vai organizar 4º Encontro Nacional de Chi Kung Sénior. Tendo em conta que o Chi Kung é uma prática terapêutica, gostaríamos de convidar os alunos das várias Universidades a participarem neste evento. Qualquer pessoa pode participar, independentemente da idade e condição física, mesmo que nunca tenha ouvido falar em Chi Kung. Precisam apenas de trazer roupa confortável, agasalhos e um chapéu/boné. Este encontro, que inclui um almoço/piquenique, é também uma forma de promover o convívio salutar entre alunos de diferentes escolas e de diferentes zonas do país. Para mais informações contactar a UTI de Santarém 
(Cristina Jorge (UTIS) 243 328 220 / utisantarem@sapo.pt) 
c) A RUTIS vai organizar o II Congresso de Academias e Universidades Seniores dia 17 de Março no Porto. Convidamos todos a participarem. Mais informações em www.rutis.pt. d) Damos os parabéns à US de Miranda do Corvo e à AS da Golegã terem tido as suas candidaturas á Missão Sorriso aprovadas. 
Com os nossos cumprimentos 
A Direcção da RUTIS 
www.rutis.pt

  CONCURSOS de CULTURA GERAL ▒


Informação da RUTIS Feliz Natal  ▒
Caros dirigentes, alunos e professores das universidades seniores. A RUTIS deseja a todos que 2014 seja um ano de muita saúde, paz e amizade entre todos e que traga a cada um o que mais deseja. A todos os membros da grande família das universidades seniores um grande abraço e votos de boas festas. A direcção da RUTIS.

Informação da RUTIS nº 46/2013: Festival de Criatividade Sénior  ▒
Caros colegas 

A RUTIS vai organizar, dia 4 de Dezembro, o I Festival de Criatividade Sénior no âmbito da Feira Portugal Maior que se vai realizar na FIL (Parque das Nações / Lisboa) de 4 a 8 de Dezembro. 

A data foi alterada de 5 para 4 a pedido da FIl. 

Neste festival de criatividade as Universidades Seniores podem actuar com os seus grupos de música e/ou de dança, fazerem exposições, darem aulas ou ateliers praticos, em suma demostrarem a sua criatividade e o seu trabalho. 

As UTIs podem-se inscrever no nosso site. 

A participação está limitada aos espaços disponiveis. 

Com os nossos cumprimentos 

A direcção da RUTIS