- OS-AMIGOS-DO-PASSEIO conhecimento cultural, melhor alegria e maior participação)

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««« clica nas imagens das colunas laterais »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

BOM DIA UTIB

Talvez não seja o título mais adequado, pois eu hoje tinha uma aula de expressão corporal e não compareci! Mas sei que, a sala dos Bombeiros Voluntários, estaria cheia, como de costume. Homens e mulheres fazem a manutenção do corpo e do espírito, sob o ensino dedicado da professora, que tão simpaticamente nos orienta.
Ao pensar em falar sobre a Universidade da 3.ª Idade do Barreiro, era minha intenção indagar dos mentores, dos organizadores, dos apoiantes… Porém na minha primeira abordagem àquele edifício, (aconselhada por uma colega, depois de me ter aposentado e após a perda de um familiar e andando à deriva, sentindo a falta de hábitos seguidos a vida inteira), fui atendida pelo Professor Artílio, das primeiras pessoas envolvidas na situação, com o apoio de outras cujos nomes me seria difícil apurar, e da Câmara Municipal, que embora já fora do prazo das inscrições me explicou o projeto já em curso e o que se propunham fazer e me aceitou.
Com mais ou menos assiduidade, todos os anos me continuei a inscrever e fui assistindo a diversas aulas.
Este ano, indo mais à secretaria e observando mais de perto o que se passa, tenho verificado que existe um trabalho, talvez pouco visível e louvada pela população em geral, mas que “mexe” com cada vez mais pessoas da cidade: atualmente estão inscritos 801 alunos e lecionam 45 professores e formadores, e existem disciplinas das mais variadas áreas, desde ginástica, yoga, saúde, psicologia, desenho e pintura, línguas estrangeiras, literatura portuguesa, História e geografia, informática, horticultura, teatro, arte de bem dizer, sociologia, bordados, antropologia, meditação transcendental, nutricionismo… enfim , toda uma panóplia que tenta abranger os vários saberes para o melhor estar de todos e de cada um.
Projeto levado a bom termo, tanto por alunos, que aprendem ou recordam assuntos esquecidos, ou simplesmente ocupam o seu tempo, como por professores que, se dispõem a transmitir os seus conhecimentos e a adquirir os de outras áreas, pois há professores /alunos e alunos/professores, funcionando todos a título gratuito. Às vezes há problemas em dispor de salas para lecionar, mas dada a boa vontade de escolas, edilidade, associações recreativas, todos têm feito os possíveis para ceder esses espaços.
Como sabemos, Portugal é um país envelhecido e o Barreiro gente migratória de trabalhadores do sul e do norte é constituído por um grupo etário muitíssimo alto; assim, retirando a grande massa humana que se desloca manhã cedo para trabalhar e regressa à noite de Lisboa e a camada jovem, o que se nota? Grupos de idosos a jogarem as cartas, sentados sós nos bancos dos jardins e os que ficam em casa invisíveis.
A exemplo de outras terras, onde se estão a desenvolver atividades para este nível etário, aqui, esta multiplicam-se e são cada vez mais, e com mais ou menos dificuldades/contrariedades de coordenadores/organizadores vão continuando, com vontade e o apoio de todos.
Pela minha parte só tenho a agradecer todo o prazer que me tem proporcionado, e se não tenho colaborado ou usufruído mais, apenas o devo a problemas pessoais.
Também quero aqui pedir desculpa de não mencionar nomes de pessoas e, até, se por ventura, me esqueci de alguma disciplina.
O meu elogio vai para todos os intervenientes, para tudo o que a UTIB tem e está a fazer, em prol dos habitantes e o mesmo é dizer do Barreiro, tornando-o mais jovem, mais vivo, mais movimentado, mais saudável e mais Alegre.
Obrigada a todos os que formam a UTIB!
para trabalhar para trabalhar